top of page

QUEM FOI O PROFESSOR

ERASMO

    Embora fosse natural do Rio de Janeiro (onde nasceu em 1 de dezembro de 1930), o Professor Erasmo Figueira Chaves morava em Cabreúva havia décadas. Quem o conheceu lembra do sotaque português – que era uma de suas marcas, porque passou a infância na Ilha da Madeira, em Portugal, local de origem da família.

Erasmo rodou o mundo trabalhando em empresas no Uruguai, Argentina, Equador e Estados Unidos. Era formado em Sociologia (pelo Instituto Técnico Y.M.C.A., de Montevidéu) e pós-graduado em Filosofia da Educação e Teologia (pela Universidade de Princeton).

Ele era casado com a também professora Beatriz Areco Chaves, com quem teve três filhos. Erasmo adorava uma boa conversa, era homem que defendia a Educação como marco e como forma de garantia de um futuro melhor para a Humanidade.

Erasmo gostava de escrever e, como poeta, era membro da Academia Paulistana Maçônica de Letras e da Academia Ituana de Letras. Ele escreveu o livro “Cesário Mota Júnior, Paladino da Educação”, lançado pela Editora Ottoni em 2003 – e publicou artigos, crônicas,  poesias em jornais de todo o Estado.

Erasmo nos deixou em 1 de outubro de 2016. Um grande amigo de Cabreúva, este homem, agora, planta outra semente – e passa a emprestar seu nome ao Cursinho Popular 'Professor Erasmo Figueira Chaves'.

bottom of page